top of page
campo trigo3.jpg

Notícias

Primeira usina de etanol de trigo é inaugurada em Santiago (RS)

  • Foto do escritor: Compras CB
    Compras CB
  • 23 de set.
  • 2 min de leitura

O município de Santiago (RS) vive a expectativa do início das operações da primeira usina de etanol de trigo do Brasil. A planta aguarda algumas autorizações para começar a produzir, mas a companhia responsável espera que isso ocorra ainda este mês.

De acordo com CB Bioenergia, serão processadas 100 toneladas de trigo por dia e a meta é gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano.

Nessa primeira fase do projeto, a CB Bioenergia investiu cerca de R$ 100 milhões para a construção. Posteriormente, a companhia pretende expandir a unidade para gerar entre 45 e 50 milhões de litros de por ano até 2027, o que exigiria aportes adicionais que somam R$ 500 milhões.


Segundo a IFF, usina de etanol de trigo em Santiago deve operar em um circuito fechado, assegurando que nenhum subproduto seja desperdiçado
Segundo a IFF, usina de etanol de trigo em Santiago deve operar em um circuito fechado, assegurando que nenhum subproduto seja desperdiçado

Foram aproximadamente três anos de pesquisa para saber quais produtos serão utilizados no processo de fabricação. A escolha foi uma levedura desenvolvida pela empresa americana IFF, que testou mais de 150 variedades de trigo cultivados no Rio Grande do Sul.


Segundo a multinacional, essas leveduras são geneticamente modificadas e capazes de fazer o processo de fermentação dessas diferentes variedades de trigo, o que torna a fabricação mais rentável. A estimativa é de que elas consigam ampliar o rendimento em até 4,5%.


Outro ponto são os subprodutos que a usina pretende gerar. Além do álcool neutro, usado na indústria de perfumaria e bebidas, os resíduos sólidos servem para fabricação de utensílios descartáveis biodegradáveis (pratos, por exemplo).


Outra usina

Também no Rio Grande do Sul, outra empresa do ramo de biocombustíveis está instalando uma usina de etanol de trigo. A Be8 anunciou o investimento em 2024 e as obras já estão 20% concluídas, com previsão de lançamento em 2026.

A fábrica em Passo Fundo (RS) deve produzir 210 milhões de litros de etanol por ano.


 
 
 

Comentários


bottom of page